segunda-feira, 20 de abril de 2015

Fama

As pessoas e a FAMA

Não há nada mais engraçado no mundo quando a pessoa deixa de ser um simples "mortal" para entrar no "Hall da Fama”. 
Muitas vezes conhecemos as pessoas quando estão começando a vida ou mesmo quando não tem pretensão nenhuma de chegar ao "estrelato". Mas quando os primeiros flashes começam a brilhar, ai tudo muda. A personalidade, as amizades, as conversas, as roupas, o modo de tratar as pessoas, surge àquele repugnante "olhar por cima" e aparece a figura caricata (meus amigos legais que sempre me apoiaram, me desculpem) dos assessores de imprensa. Esses não conhecem a vida da celebridade e estão focados em quais mídias mais importantes a estrela tem que aparecer. Mas eles sempre esquecem que a mesma tem amigos, família, conhecidos, pessoas que a apoiaram quando não era nada e principalmente um passado.
Muitos esquecem que hoje ser "MIDIÁTICO" não requer cérebro nem preparação. Estar no lugar certo, na hora certa pode transformar qualquer pessoa em celebridade da noite para o dia. Mas é uma “faca de dois gumes”: hoje você é a bola da vez, amanha ninguém se lembra de você.
Tudo depende unicamente de suas ações quando estiver no TOPO.
Ser FAMOSO implica em ser manter na mídia, ser citado em conversas, ser reconhecido na rua. Porém significa também que as pessoas prestam atenção aos seus atos, ao que você fala, a o que você publica, veste, come, opina e principalmente sua posição em relação a acontecimentos em geral.
Transformar redes sociais em veiculo de informações é valido e muito interessante. Agora transformá-la em palco de bizarrices e verborragia a respeito do trabalho dos outros, mostra que trocaram os tanques de lavar roupa do cortiço por teclados. E o pior, antes era olho no olho, hoje a tela nos protege.
E uma opinião de um famoso pode influenciar muitas outras. É o que costumamos chamar de "efeito dominó". Tem gente que usa pro bem, tem gente que usa pro mal. 
Hoje, no que posso chamar "o meio em que convivo" é extremamente triste ver "estrelas" se digladiando, porém trocando elogios falsos, tirando fotos juntos, incitando brigas, levantando polemicas desnecessárias e o que é o pior: dando o tiro no próprio pé.
Curtir a fama é bom, mas como tudo que é bom vem o lembrete: APROVEITE COM MODERAÇÃO.
Isso é sim diretamente para os autores que estão subindo.....
Em um mercado onde todos nós (jornalistas, colunistas, críticos e blogueiros - aqui eu incluo somente os sérios que trabalham mesmo, não os "fakes" que conhecem o "copia e cola" de resenhas para ganhar livro de graça das editoras) juntamente com autores sérios que lutam contra a política "anti cultura" do governo, que deseja igualdade entre os autores nacionais e internacionais, está faltando um pouco de HUMILDADE, por parte das ditas "ESTRELAS". 
Tem muito autor por ai achando que escreve mais que Machado de Assis. O pior é que não lê o próprio livro e não acha os erros crassos das revisoras. Coisa que eu já peguei aos montes em livros ditos “OS MELHORES". 
Não sou a "melhor" colunista de livros do Brasil, mas pretendo um dia ser. Pode ser “querer muito” da minha parte, mas trabalho um pouco todo dia para melhorar. 
Então fica a dica: chega de barracos na rede social, chega de "ACHISMO", chega de estrelato. Vamos ser HUMILDES e receber a todos, não só os blogueiros que ganham seus livros da editora. Vamos receber seus fãs, com paciência e dedicação que são eles que proporcionam seu sustento.
A Bienal 2015 tá logo ai!!!! Muitos chegarão lá dessa vez no topo, porém muitos no limbo. 
Vamos ver o que vai acontecer dessa vez. 
Assessores de Imprensa: A dica agora é pra vocês - SOMOS FORMADORES DE OPINIÃO E PODEMOS SER TIETES TAMBÉM, MAS ACIMA DE TUDO TEMOS QUE SER ISENTOS DE SENTIMENTOS PARA PODERMOS CRITICAR POSITIVA OU NEGATIVAMENTE QUALQUER OBRA. 
Agentes Literários: Se não souberem fazer seu serviço, passe para quem faça, não afunde o autor que lutou tanto por sua obra.
#desabafei


Nenhum comentário:

Postar um comentário